quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A publicidade



O que é?

A publicidade é definida como a comunicação que dirige a atenção do público para um determinado bem ou serviço, com o objectivo de promover a sua aquisição.

Qual o seu significado na sociedade de consumo?

A publicidade é o primeiro objecto de consumo, e reflecte em si o tipo de economia existente na sociedade.

No início da industrialização, dominada pela economia de produção, que tinha como referência a necessidade de um certo produto, a publicidade informava os consumidores da existência dos produtos que satisfaziam tais necessidades.

Actualmente, com a economia do consumo, a publicidade destina-se a incutir nos consumidores a necessidade dos produtos, de forma a adquirirem o maior número de bens possível.

Qual o papel dos media?

A Rádio

Na rádio a mensagem tem geralmente um tom íntimo e personalizado. O produto é descrito, mas não é visualizado.

O seu baixo custo e a sua popularidade permitem que a mensagem seja acessível a toda a gente.

É o meio mais interactivo de todos, permitindo estabelecer relações de proximidade entre os interlocutores e o público ouvinte.

A Imprensa

Os anúncios podem ser de vários tamanhos, podendo ocupar uma ou mais páginas.

As cores e imagens atractivas são o principal chamariz deste tipo de publicidade. A informação dada é, geralmente, muito reduzida, sendo o aspecto do produto responsável por cativar o comprador.

A Televisão

A televisão é, apesar de ser um dos mais recentes meios de comunicação, o que tem maior impacto no consumidor.

É, para além de um meio informativo, uma fonte de entretenimento, pelo que há uma grande adesão por parte do público, de todas as idades.

A publicidade transmitida sob a forma de anúncios televisivos é, de todas, a mais complexa: integra imagem, som e movimento.

A sua natureza audiovisual proporciona uma grande eficácia como meio publicitário, permitindo uma interacção com o produto em tempo real, que pode ser acompanhada por informação adequada.

Possibilita uma enorme variedade de formatos publicitários, que depende do tipo de produto publicitado, público-alvo, etc.

A Internet

A publicidade na Internet é um fenómeno recente, mas que se popularizou em larga escala.

Permite uma maior interactividade com o consumidor, bem como um maior acesso a informação sobre o produto.

Pode surgir sob a forma de pequenos anúncios, em sites patrocinados, e-mails ou ainda pop-ups indesejáveis com links direccionados ao site do produto.

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