sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Consumismo, o maior inimigo da natureza.

O consumismo é uma das características da sociedade contemporânea que produz os impactos mais preocupantes no meio ambiente, tais como a poluição de recursos naturais e desaparecimento de espécies animais e vegetais, bem como, alterações climáticas.

O consumo invade diversas esferas da vida social, económica, cultural e politica. Tem passado a ser encarado como um dever do cidadão.

Assim, a problemática ambiental relaciona-se com os altos padrões de consumo e estilos de vida.

O século XXI está a ser marcado por profundas inovações que afectam as nossas experiências de consumo, como a globalização, o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, o comércio através da Internet, a biotecnologia, o debate ambientalista etc. Ao mesmo tempo, novos tipos de protestos e reacções ao consumismo emergem, exigindo uma nova postura do consumidor. Já em 1992 se realizou no Rio de Janeiro uma cimeira onde se definiu que a eliminação do consumismo deveria ser das tarefas principais a serem efectuadas pela humanidade, pois só assim se poderia salvar o planeta para a catástrofe que se avizinha.

Já se passaram 16 anos desde a realização daquela cimeira convocada pelas Nações Unidas, e descontando as centenas de discursos, o incumprimento de compromissos e as mil promessas dos governantes dos países ricos e industrializados, a verdade é que muito pouco se fez. Enquanto isso, a consciência do perigo mortal vai crescendo e os efeitos da deterioração ambiental multiplicam-se.

Precisamos passar de uma sociedade de Produção Industrial, consumista e individualista, que sacrifica os ecossistemas e penaliza as pessoas, destruindo a sócio-biodiversidade, para por uma Sociedade de Sustentação de Toda a Vida, que se oriente por um modo socialmente justo e ecologicamente sustentável de viver.

O Futuro da Terra passa por todos nós.

Para se tentar enfrentar todos estes problemas surgiram muitas propostas de politica ambiental, como o consumo verde, consciente, ético, responsável ou sustentável, mas não chega.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estive a ver o vosso blog, o qual está muito interessante, bem como apresenta curiosidades que desconhecia de todo...
Além disso, como me foi facultado, apresento agora algumas sugestões... No âmbito do vosso trabalho, que tal realizar uma palestra para a comunidade escolar, onde iriam apresentar os dados de que já dispõem, bem como iriam tentar mudar muitos dos hábitos consumistas que adquirimos, quer por força da nossa sociedade, como pelo facilitismo a que nos obrigamos diarimente. E se fosse possível, porque não realizar algumas campanhas de rua na vossa localidade para informar e sensibilizar os populares desta atitude inimiga do futuro, extendendo, assim, o vosso trabalho...

Boa sorte para o trabalho!!!!