Gastar menos no Natal?
Consumidores dizem que a vida está mais cara e a conjuntura económica é desfavorável
Os portugueses estão pessimistas e dizem que, este ano, vão gastar menos dinheiro em presentes de Natal. A explicação é simples. A vida está mais cara e a conjuntura económica é desfavorável.
O Natal está quase à porta. Só que desta vez os portugueses vão apertar os cordões à bolsa. A conclusão é de um estudo da consultora Deloitte. Os consumidores dizem que a vida está mais cara e que a conjuntura económica não ajuda.
Durante o período das festas, as famílias deverão gastar menos em ofertas e destinar uma parcela maior do orçamento aos produtos alimentares.
Aumento dos gastos no Natal
Os consumidores de 10 dos 20 países abordados vão gastar mais do que no ano passado - o aumento médio situa-se entre 2,6% e 8,4%.
Nos restantes dez países, a maior parte dos quais com dificuldades económicas e taxas de crescimento reduzidas, os consumidores vão gastar entre menos 3,6% e mais 1,4%.
Assim sendo, na Europa o aumento médio do consumo no Natal deverá estar nos 3%.
A Irlanda, o Reino Unido, a Espanha e a Grécia são, por norma, os países que mais gastam nesta época do ano, enquanto que a Suíça, a Holanda ou a Alemanha, têm gastos mais moderados.
Consequências económicas
O aumento dos preços da energia - petróleo -, a escassez de matérias-primas e o aumento dos preços dos bens alimentaresm afecta necessariamente a vida dos consumidores que vêem o seu poder de compra reduzido.
Dos inquiridos, 54% vai gastar menos devido ao aumento dos preços dos produtos alimentares; 34% por causa do inflacionamento do preço do petróleo; 44% por redução dos rendimentos.
Realidade portuguesa
A maior parcela do orçamento das famílias é destinada aos presentes, embora se preveja uma diminuição do peso relativo destes no orçamento de Natal.
Os gastos com bens alimentares vão ter um peso relativo superior ao que tiveram no ano passado.
Presentes mais procurados
Na região EMEA, os livros, as peças de vestuário e o dinheiro são os três presentes mais desejados pelos adultos, embora exista uma grande disparidade entre os países.
Em Portugal, as preferências dos adultos vão também para estes três produtos, pela seguinte ordem: roupa, livros e dinheiro.
Já os adolescentes preferem as novas tecnologias. Produtos como MP3, telemóveis e jogos electrónicos vão dominar o mercado deste Natal para os mais novos.
Qualidade versus Riscos
Mais de metade dos inquiridos - 52% - admite estar muito atento às notícias sobre a falta de qualidade de alguns produtos. No entanto, apenas 20% dos inquiridos diz não dar demasiada importância a este aspecto.
Neste sentido, 66% dos inquiridos estão dispostos a pagar mais por um presente se este oferecer a garantia de que foi fabricado em boas condições.
Papel da Internet
A Internet é cada vez mais o veículo utilizado, pelos consumidores, para fazerem compras. Os livros são a prenda mais adquirida através da Internet - 48% -, seguidos da música/CDs - 37% - e pelos vídeos/DVDs - 29%.
quinta-feira, 3 de janeiro de 2008
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1 comentário:
Dizem que os adolescentes procuram as novas tecnologias...realmente é algo que me faz confusão,mas especialmente ver miúdos de 6 anos com telemóvel e Mp3... fazem das crianças um alvo fácil de consumo e não as deixam viver decentemente a sua infância... antigamente brincavam na rua..hoje vêm televisão, ainda por cima novelas que lhes fazem mal...e eles são o nosso futuro...
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